Sunday 15 April 2018

Compreender os princípios do sistema comercial


Compreender a OMC.


Comité de Negociações Comerciais.


(Clique para ampliar & # 8212; 142KB)


O primeiro passo é falar.


Essencialmente, a OMC é um lugar onde os governos membros vão, para tentar resolver os problemas comerciais que enfrentam uns com os outros.


No seu coração estão os acordos da OMC, negociados e assinados pela maior parte das nações comerciais do mundo.


Mas a OMC não se trata apenas de liberalizar o comércio e, em algumas circunstâncias, suas regras sustentam a manutenção das barreiras comerciais. por exemplo, para proteger os consumidores, prevenir a propagação de doenças ou proteger o meio ambiente.


Mais informações introdutórias.


Noções básicas.


A OMC nasceu das negociações; Tudo o que a OMC faz é o resultado de negociações.


Os acordos.


A OMC é & # 8216; baseada em regras & # 8217 ;; suas regras são acordos negociados.


Solução de disputas.


A prioridade é resolver as disputas, não julgar.


Questões transversais e novas.


Assuntos que cortam os acordos e alguns itens de agenda mais recentes.


O trabalho da OMC não se limita a acordos específicos com obrigações específicas. Os governos membros também discutem uma série de outras questões, geralmente em comitês especiais ou grupos de trabalho. Alguns são antigos, outros são novos no sistema GATT-WTO. Alguns são questões por direito próprio, alguns atravessam vários tópicos da OMC. Alguns podem levar a negociações.


A agenda de Doha.


O programa de trabalho lista 21 assuntos.


Países em desenvolvimento.


Como a OMC lida com as necessidades especiais de um grupo cada vez mais importante.


A organização.


A OMC é "dirigida pelos membros", com decisões tomadas por consenso entre todos os governos membros.


Abreviaturas.


Uma palavra de cautela: a letra fina.


Embora tenham sido feitos todos os esforços para garantir a precisão dos textos nestas páginas introdutórias, eles não podem ser considerados como uma interpretação legal oficial dos acordos.


Além disso, algumas simplificações são usadas para manter o texto simples e claro.


Em particular, as palavras & # 8220; country & # 8221; e & # 8220; nação & # 8221; são freqüentemente usados ​​para descrever os membros da OMC, enquanto alguns membros são oficialmente "territórios aduaneiros" e não necessariamente países no sentido usual da palavra (veja a lista de membros). O mesmo se aplica quando os participantes em negociações comerciais são chamados de "países" & # 8221; ou & # 8220; nações & # 8221 ;.


Onde há pouco risco de mal-entendido, a palavra & # 8220; membro & # 8221; é retirado dos países membros (países, governos) e # 8201, por exemplo, nas descrições dos acordos da OMC. Naturalmente, os acordos e compromissos não se aplicam a não membros.


Em algumas partes do texto, o GATT é descrito como uma organização internacional # 8222 ;. A frase reflete o papel de facto do GATT antes da OMC, e é usado de forma simplista aqui para ajudar os leitores a entender esse papel. Como o texto indica, esse papel era sempre ad hoc, sem uma base jurídica adequada. O direito internacional não reconheceu o GATT como uma organização.


Por simplicidade, o texto usa o termo & # 8220; Membros do GATT & # 8221 ;. Oficialmente, uma vez que o GATT era um tratado e não uma organização legalmente estabelecida, os signatários do GATT eram "contratantes" # 8221 ;.


E, para facilitar a leitura, os números de artigos no GATT e GATS foram traduzidos de números romanos para dígitos europeus.


Princípios do sistema comercial.


Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos legais que cobrem uma ampla gama de atividades. Eles lidam com: agricultura, têxteis e vestuário, bancos, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentos de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais são executados em todos esses documentos. Esses princípios são a base do sistema multilateral de comércio.


Um olhar mais atento sobre esses princípios:


Mais informações introdutórias.


Comércio sem discriminação.


1. Nação mais favorecida (MFN): tratar outras pessoas de forma igual nos termos dos acordos da OMC, os países não podem normalmente discriminar entre os seus parceiros comerciais. Conceda a alguém um favor especial (como uma taxa de direito aduaneiro mais baixo para um de seus produtos) e você deve fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC.


Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida (NMF) (ver caixa). É tão importante que seja o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), que rege o comércio de mercadorias. A NMF também é uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços (AGCS) (Artigo 2) e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados com o Comércio (TRIPS) (Artigo 4), embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente . Juntos, esses três acordos abrangem as três principais áreas de comércio tratadas pela OMC.


Algumas exceções são permitidas. Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de comércio livre que se aplica apenas a bens comercializados dentro do grupo - discriminando produtos de fora. Ou podem oferecer aos países em desenvolvimento um acesso especial aos seus mercados. Ou um país pode criar barreiras contra produtos que são considerados negociados de forma injusta em países específicos. E em serviços, os países podem, em circunstâncias limitadas, discriminar. Mas os acordos só permitem essas exceções em condições estritas. Em geral, a NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo pelos mesmos produtos ou serviços de todos os seus parceiros comerciais - seja rico ou pobre, fraco ou forte.


2. Tratamento nacional: o tratamento de estrangeiros e locais de origem. Os bens importados e produzidos localmente devem ser tratados de forma igualitária - pelo menos depois que os bens estrangeiros entraram no mercado. O mesmo deve ser aplicado aos serviços estrangeiros e domésticos, e a marcas comerciais, direitos autorais e patentes estrangeiras e locais. Este princípio do "tratamento nacional" (dando aos outros o mesmo tratamento que os próprios nacionais) também é encontrado em todos os três principais acordos da OMC (artigo 3º do GATT, artigo 17 do AGCS e artigo 3º do TRIPS), embora mais uma vez o princípio é manuseado de forma ligeiramente diferente em cada um desses.


O tratamento nacional só se aplica quando um produto, serviço ou item de propriedade intelectual entrou no mercado. Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não constitui uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não cobram um imposto equivalente.


Comércio mais livre: gradualmente, através da negociação.


Reduzir as barreiras comerciais é um dos meios mais óbvios de encorajar o comércio. As barreiras em questão incluem direitos aduaneiros (ou tarifas) e medidas como proibições de importação ou cotas que restringem as quantidades seletivamente. De tempos em tempos, outras questões, como a burocracia e as políticas cambiais, também foram discutidas.


Desde a criação do GATT em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. Uma nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. No início, estes focaram na redução de tarifas (direitos aduaneiros) em bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, as taxas arancelarias dos países industrializados sobre os bens industriais caíram de forma constante para menos de 4%.


Mas, na década de 1980, as negociações se expandiram para cobrir barreiras não tarifárias sobre os bens e para as novas áreas, como serviços e propriedade intelectual.


Abertura de mercados pode ser benéfica, mas também requer ajuste. Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através de "liberalização progressiva". Os países em desenvolvimento geralmente são mais demorados para cumprir suas obrigações.


Previsibilidade: através da vinculação e transparência.


Às vezes, prometer não criar uma barreira comercial pode ser tão importante como uma redução, uma vez que a promessa dá às empresas uma visão mais clara das suas oportunidades futuras. Com estabilidade e previsibilidade, o investimento é incentivado, são criados empregos e os consumidores podem aproveitar plenamente os benefícios da concorrência - escolha e preços mais baixos. O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos de tornar o ambiente empresarial estável e previsível.


A Rodada Uruguai aumentou as ligações.


Percentagens de tarifas vinculadas antes e depois das conversas de 1986-94.


(Estas são linhas tarifárias, portanto as percentagens não são ponderadas de acordo com o volume ou valor comercial)


Na OMC, quando os países concordam em abrir seus mercados para bens ou serviços, eles "vinculam" seus compromissos. Para os bens, estas ligações equivalem a limites máximos das tarifas aduaneiras. Às vezes, os países importam as importações a taxas inferiores às taxas consolidadas. Freqüentemente, esse é o caso nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, as taxas realmente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas.


Um país pode mudar suas ligações, mas apenas depois de negociar com seus parceiros comerciais, o que poderia significar compensá-los pela perda de comércio. Uma das conquistas das negociações comerciais multilaterais do Uruguay Round foi aumentar o volume de negócios sob compromissos vinculativos (ver tabela). Na agricultura, 100% dos produtos agora possuem tarifas consolidadas. O resultado de tudo isso: um grau substancialmente maior de segurança do mercado para comerciantes e investidores.


O sistema também tenta melhorar a previsibilidade e a estabilidade de outras formas. Uma maneira é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites sobre as quantidades de importações - a administração de cotas pode levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto. Outro é tornar as regras comerciais dos países tão claras e públicas ("transparentes") quanto possível. Muitos acordos da OMC exigem que os governos divulguem suas políticas e práticas publicamente no país ou notificando a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um meio adicional de incentivar a transparência, tanto a nível nacional como a nível multilateral.


Promover a concorrência leal.


A OMC às vezes é descrita como uma instituição de "livre comércio", mas isso não é inteiramente exato. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicado à competição aberta, justa e não distorcida.


As regras em matéria de não discriminação - NMF e tratamento nacional - destinam-se a assegurar condições de comércio justas. Assim também são aqueles em dumping (exportando abaixo do custo para ganhar participação de mercado) e subsídios. As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem responder, em particular mediante a cobrança de taxas de importação adicionais, calculadas para compensar os danos causados ​​pelo comércio injusto.


Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal: na agricultura, propriedade intelectual, serviços, por exemplo. O acordo sobre contratos governamentais (um acordo "plurilateral" porque é assinado por apenas alguns membros da OMC) estende as regras da concorrência às compras de milhares de entidades governamentais em muitos países. E assim por diante.


Incentivar o desenvolvimento e a reforma econômica.


O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento. Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implementar os acordos do sistema. E os próprios acordos herdam as disposições anteriores do GATT que permitem assistência especial e concessões comerciais para países em desenvolvimento.


Mais de três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado. Durante os sete anos e meio da Rodada do Uruguai, mais de 60 destes países implementaram programas de liberalização comercial de forma autônoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição eram muito mais ativos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e ainda mais na atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento.


No final da Ronda do Uruguai, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maior parte das obrigações exigidas aos países desenvolvidos. Mas os acordos lhes conferiram períodos de transição para se adaptar às disposições mais desconhecidas e, talvez, difíceis da OMC - particularmente para os países mais pobres, "menos desenvolvidos". Uma decisão ministerial adotada no final da rodada diz que países melhores devem acelerar a implementação de compromissos de acesso ao mercado em bens exportados pelos países menos desenvolvidos, e busca maior assistência técnica para eles. Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações duty-free e sem contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Com tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A atual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui as preocupações dos países em desenvolvimento quanto às dificuldades que enfrentam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai.


O sistema de negociação deve ser.


sem discriminação - um país não deve discriminar entre seus parceiros comerciais (dando-lhes igualmente o "Estado da Nação Mais Favorita" ou MFN); e não deve discriminar entre produtos próprios, produtos estrangeiros, serviços ou nacionais (dando-lhes "tratamento nacional"); mais livres - barreiras que chegam através da negociação; previsíveis - empresas estrangeiras, investidores e governos devem estar confiantes de que as barreiras comerciais (incluindo tarifas e barreiras não pautais) não devem ser levantadas arbitrariamente; as taxas tarifárias e os compromissos de abertura do mercado estão "vinculados" na OMC; mais competitivo - desencorajando as práticas "injustas", como os subsídios à exportação e os produtos de dumping, abaixo do custo, para ganhar participação no mercado; mais benéfico para os países menos desenvolvidos - dando-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais.


Isso parece uma contradição. Sugere um tratamento especial, mas na OMC, na verdade, significa não discriminação - tratando praticamente todos de forma igual.


Isto é o que acontece. Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais "mais favorecidos". Se um país melhora os benefícios que dá a um sócio comercial, ele deve dar o mesmo "melhor" tratamento a todos os outros membros da OMC para que todos permaneçam "mais favorecidos".


O estado da nação mais favorecida (MFN) nem sempre significou tratamento igual. Os primeiros tratados bilaterais de NMF criaram clubes exclusivos entre os parceiros comerciais "mais favorecidos" de um país. No âmbito do GATT e agora a OMC, o clube MFN não é mais exclusivo. O princípio NMF garante que cada país aprecie seus mais de 140 colegas por igual.


Washington University Global Studies Law Review.


Título do artigo.


Título de publicação.


Washington University Global Studies Law Review.


Tanto a política de concorrência como a Organização Mundial do Comércio ("OMC") visam promover e manter um sistema de comércio aberto e aberto. A tarefa da OMC é estabelecer um sistema de comércio internacional com base em um mercado livre e aberto, e uma política de concorrência que abranja mercados nacionais e internacionais. No entanto, a semelhança de seus propósitos e objetivos é inconfundível. A OMC tenta reduzir e eliminar barreiras comerciais governamentais, como tarifas e restrições quantitativas. Sob os auspícios do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio ("GATT") de 1947, foram realizadas oito negociações comerciais, a última das quais foi a Rodada Uruguai (1986-1993). A OMC foi criada como resultado da Rodada do Uruguai, que foi cerca de cinquenta anos depois que as propostas para a Carta de Havana e a Organização de Comércio Internacional falharam.


Como será discutido mais adiante, a OMC baseia-se nos princípios do tratamento da nação mais favorecida ("NMF"), do tratamento nacional e da transparência. Esses três princípios são os princípios mais fundamentais da OMC, e todos são projetados para estabelecer e manter a não discriminação e a abertura no mercado internacional. Os princípios da NMF e do tratamento nacional estabelecem "condições equitativas" entre os participantes no comércio internacional em diferentes países, eliminando as medidas discriminatórias adotadas pelos governos membros. O princípio da transparência, conforme incorporado no artigo X do GATT, no artigo III do GATS e no artigo 63 do Acordo TRIPs garante a abertura das regulamentações governamentais e, assim, ajuda a manter a previsibilidade para os jogadores no comércio internacional.


A cobertura da política de concorrência se estende não só ao comércio internacional, mas também ao mercado puramente doméstico. Os objetivos da política de concorrência variam de país para país. A política de concorrência visa controlar não apenas as atividades da iniciativa privada, mas também as restrições governamentais. Neste último aspecto, a política de concorrência compartilha um objetivo comum com o GATT / OMC. O objetivo da Política de Concorrência é estabelecer e manter a liberdade das empresas, a igualdade das condições competitivas em que competem e a abertura dos mercados.


Existe uma semelhança impressionante entre os objetivos da OMC e os da política de concorrência. Os principais conceitos comuns a ambos são, inter alia, a promoção de um mercado aberto, a oferta de oportunidades de negócios justas e iguais a todos os participantes no mercado, a transparência e a justiça no processo de regulamentação, a promoção da eficiência e a maximização do bem-estar do consumidor. .


Citação recomendada.


Mitsuo Matsushita, Princípios Básicos da OMC e o Papel da Política de Concorrência, 3 W Ash. U. G lobal S tud. L. R ev. 363 (2004),


Sistema de comércio Gatt. O Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) foi implementado para regulamentar ainda mais o comércio mundial para auxiliar na recuperação econômica após a guerra. O principal objetivo do GATT era o sistema tarifário em que a taxa ou o imposto de importação avaliado em determinado produto depende do seu país de origem. Isso é diametralmente.


Acordos Comerciais Regionais e o Sistema de Negociação.


Sistema de comércio Gatt. Organização Mundial do Comércio. Secretariado. Capítulo 9 Olhando para trás para olhar para frente: o sistema de comércio multilateral após 50 anos Sylvia Ostry I. Introdução Ao comemorar o 50º aniversário do GATT, um olhar para trás sobre a "criação" fornece algumas diretrizes úteis para avaliar o futuro das regras multilaterais universo.


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Compreendendo os princípios do sistema comercial.


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OMC - O Papel do Sistema Multilateral de Comércio na Governança Global.


2 thoughts on & ldquo; Compreender os princípios wto do sistema de comércio & rdquo;


Isto foi escrito por Matthew Paris, um editor de monge-cronista em 1250.


Matemática Universitária para Negócios, Economia, Ciências da Vida e Ciências Sociais, Décimo Terceira Edição, 9780321947130.


Capítulo 9 - A Organização Mundial do Comércio: Princípios Legais Básicos.


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- estabeleceu os princípios do direito comercial internacional em que se baseiam as leis nacionais de comércio.


- proíbe a maioria das restrições quantitativas sobre importações, como cotas.


- calculado como:


Ad valorem:% de valor.


Específico: com base em unidades físicas.


3. Esquemas de licenciamento de importação.


- consistentemente aceita como uma obrigação legal obrigatória dos EUA sob o direito internacional.


As negociações comerciais foram realizadas com base em regras internacionais acordadas, com objetivos comuns e maior transparência, ou abertura, do que nunca.


- Desacordos e disputas comerciais foram tratados por meio de consultas na sede do GATT e um processo não vinculativo de solução de controvérsias foi implementado para evitar guerras comerciais antes de ocorrerem.


- A OMC é uma organização guarda-chuva que estabelece regras de comércio internacional e resolução de disputas (estende-se apenas de bens)


- Gradualmente através da negociação.


- Através da ligação e transparência.


4. Promoção da concorrência justa.


5. Incentivar o desenvolvimento e a reforma econômica.


- os litigantes privados não podem usá-los para reivindicar direitos ou reivindicações de compensação em ações judiciais contra o governo dos EUA ou para contestar a legalidade de um estatuto tarifário ou federal.


- basicamente, nenhum acordo inconsistente com a lei dos EUA terá efeito nos EUA.


- A promessa de cada país de reduzir as tarifas sobre as importações de um determinado item em troca de concessões tarifárias de outros países.


- Pode ser feito em um único produto, por categorias de produtos inteiras ou em todo o quadro.


- Comércio NMF incondicional: exige que se uma nação negocie uma tarifa reduzida sobre um determinado produto importado de um membro da OMC, essa taxa de direito automaticamente se aplica a produtos similares importados de todos e quaisquer outros membros da OMC.


- se nenhuma resolução for possível, eles podem solicitar uma resolução de disputa vinculante perante o Órgão de Solução de Controvérsias da OMC.


- As decisões da OMC levam a voz da opinião mundial e servem de consciência internacional para determinar quais práticas comerciais são aceitáveis ​​e quais não são.


- os exportadores que enfrentam esquemas de licenciamento estrangeiros geralmente têm que manter agentes locais e advogados para assessorá-los em medidas importantes no mercado externo.


- Os regulamentos de importação que não são disponibilizados facilmente a exportadores estrangeiros não são transparentes.

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